Skip to main content

JavaScript, Python e Java se Destacam nas Classificações de Linguagens de Programação

Recentemente, as classificações de linguagens de programação do terceiro trimestre de 2024, elaboradas pela RedMonk, revelaram uma estabilidade interessante nas linguagens mais populares. JavaScript, Python e Java continuam a liderar as posições, mantendo-se nesta ordem nos três primeiros lugares.

JavaScript, Python e Java se Destacam nas Classificações de Linguagens de Programação

Na quarta posição está o PHP, seguido pelo C# em quinto. O TypeScript, também desenvolvido pela Microsoft, ocupa a sexta colocação isoladamente nesta edição do relatório.

“Embora o TypeScript não tenha mudado de posição, já que ocupou o sexto lugar em nosso último levantamento, esta é a primeira vez que ele aparece sozinho nesse posto”, observou Stephen O’Grady, analista principal e cofundador da RedMonk. “O CSS, por sua vez, caiu uma posição, indo para o sétimo lugar, o que deixa o TypeScript fora do Top 5. Será interessante perceber se o TypeScript terá um impulso para crescer ainda mais ou se chegou ao seu limite por enquanto.”

O C++ ficou empatado com o CSS na sétima posição, enquanto o Ruby ocupou o nono lugar. O C ficou em décimo, e o Swift na décima primeira posição. O Go empatou com o R na décima segunda colocação.

Na sequência, Shell, Kotlin e Scala se uniram em um empate pela décima quarta posição na lista.

Tanto Kotlin quanto Scala, ambas as linguagens que operam na Java Virtual Machine (JVM), apresentaram avanços nas classificações. O Scala avançou duas posições, enquanto o Kotlin subiu três.

“A ascensão do Scala é digna de nota, pois anteriormente apresentava uma trajetória de queda após ter atingido um pico de 12º lugar. Já a colocação do Kotlin é uma surpresa moderada, uma vez que estava estagnado na 17ª posição por três rodadas consecutivas, mas conseguiu avançar agora”, comentou O’Grady. “Esse empate é intrigante, pois a longa trajetória do Scala lhe confere uma vantagem acumulativa em relação ao desenvolvimento mais recente do Kotlin, mas de qualquer forma, essa combinação demonstra a durabilidade contínua da JVM.”

A meta da Objective-C caiu para sua posição mais baixa, em 17º lugar, enquanto Rust e Dart mantiveram empate na 19ª posição, sem variações nas últimas cinco edições.

Fora do grupo das 20 principais linguagens, a RedMonk destacou linguagens como a Ballerina da WSO2 (61ª posição), Bicep (78ª), Zig (87ª), Grain e Moonbit. O Bicep é uma linguagem específica para implantações de recursos do Azure. Grain e Moonbit são otimizadas para WebAssembly, e Zig é uma linguagem que segue a evolução do C++ e Rust, conforme mencionado por O’Grady.

“O desenvolvimento da Grain e Moonbit ainda não as colocou no Top 100, mas o Bicep subiu oito posições, chegando à 78ª, enquanto o Zig avançou dez, situando-se na 87ª. No entanto, o progresso do Ballerina foi ainda mais significativo, saltando de 80 para 61 nesta rodada. Essa linguagem de propósito geral da WS02, portanto, é adicionada à lista de linguagens promissoras que estamos monitorando”, afirma ele.

Perspectiva TIOBE

Por outro lado, o índice TIOBE de linguagens de programação apresentou um cenário diferente. Na classificação de setembro de 2024, Python, C++, Java, C e C# ocuparam as cinco primeiras posições, nesta ordem, enquanto JavaScript, Visual Basic, Go, SQL e Fortran completaram o top 10.

A linguagem C caiu para sua posição mais baixa desde que o índice TIOBE foi iniciado em 2001, ocupando a quarta posição. Segundo Paul Jansen, CEO da TIOBE, a diminuição da popularidade do C se deve à falta de recursos de orientação a objetos, que dificultam a manutenção de programas C mais extensos; sistemas embarcados estão migrando para o C++ à medida que se tornam mais complexos; e o incentivo do governo dos EUA a linguagens seguras em termos de memória, como Rust.

“O governo dos EUA deseja restringir o uso de linguagens inseguras em termos de memória, como o C, em favor de linguagens que garantam segurança, como o Rust. Esta é uma tendência que observo”, acrescentou Jansen em uma publicação. “As empresas estão avaliando o Rust como alternativa ao C. Embora o C possa estar perdendo seu prestígio, provavelmente permanecerá por muito tempo entre as dez linguagens mais mencionadas no índice TIOBE. Seu uso é imenso, e é parte fundamental de inúmeros sistemas críticos de segurança ao redor do mundo.”

Deixe uma Resposta