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Por que investir tempo em aprender a aumentar o tráfego do seu blog?

Imagine a seguinte cena: você passou meses trabalhando para criar seu blog. Escolheu a dedo o nome, elaborou um tema que considera ideal, escreveu conteúdos incríveis, e finalmente lançou a página com a mesma empolgação de um adolescente convidando seu(a) crush para o baile. E então – silêncio.

Seu blog parece uma cidade fantasma. Se houvesse verbas para tal, tufos de capim de deserto estariam rolando pela sua página inicial. Ninguém parece se interessar pelo que você escreveu.

Em um momento de desespero, você tenta reverter a situação. Pede aos amigos e à família para pesquisar o nome do seu blog e clicar nele, apenas para que o Google fique ciente de sua existência. Você até considera a ideia de imprimir cartões de visita com o URL e distribuí-los. Será que um tema diferente ajudaria?

Dúvidas começam a surgir. Talvez o blog não seja para você. Quem sabe você estava se iludindo, e o que tem a compartilhar não é tão atraente assim. E você pensa em desistir.

Essa é a última situação que queremos que você enfrente. Por isso, neste post, compilamos uma lista de táticas eficazes e comprovadas que podem ajudar a aumentar o tráfego do seu blog. Você pode começar a colocá-las em prática imediatamente, e até mesmo implementar algumas delas pode gerar uma diferença significativa.

Pronto para começar? Então, vamos lá!

Como Aumentar o Trafego do Seu Blog: 21 Estratégias Eficazes que Você Pode Implementar Agora

Como Aumentar o Tráfego do Blog com SEO

A otimização para motores de busca, ou SEO, é a base para a geração de tráfego da maioria dos blogs. Afinal, a maioria das técnicas é gratuita e mais fácil do que parece. Uma vez que você estabeleça uma boa estrutura, os resultados normalmente aparecem com pouca manutenção. Mas como acertar isso na primeira tentativa?

  1. Realize Uma Pesquisa de Palavras-Chave

    Para quem está em busca de aumentar o tráfego do blog, a pesquisa de palavras-chave é crucial. Blogs com grande número de visitantes têm conteúdos relevantes que as pessoas estão buscando e desejam ler.

    Um post pode ser muito bem elaborado, inteligente e recheado de informações, mas se o assunto não desperta interesse dos leitores, provavelmente não trará o retorno em tráfego esperado.

    A pesquisa de palavras-chave ajuda a evitar isso, garantindo que você escolha temas que realmente interessam à sua audiência. Além disso, ela permite descobrir novas ideias para posts.

    Existem diversas ferramentas de pesquisa, como Ahrefs, Semrush, Google Keyword Planner, Keywordtool.io e Ubersuggest. Porém, para se aprofundar mais nas palavras-chave, um artigo específico poderia ser útil, então por enquanto, essa é nossa recomendação.

  2. Aborde Tópicos Eternos

    Conteúdos eternos são aqueles que permanecem relevantes ano após ano e podem gerar tráfego contínuo. Eles tratam de informações que não mudam ou mudam muito lentamente.

    Por exemplo, “perda de peso” é um tópico eterno. As pessoas estão sempre buscando maneiras de emagrecer, e os princípios básicos (dieta e exercício) permanecem praticamente os mesmos.

    Por outro lado, os resultados das Olimpíadas de 2024 provavelmente não serão um tema popular muito tempo depois.

  3. Siga as Diretrizes E-E-A-T do Google

    E-E-A-T é uma sigla para Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade. Embora não seja um fator de classificação direto, é um conceito que o Google introduziu para avaliar a qualidade das páginas que aparecem em seus resultados de busca. Portanto, se você deseja aumentar o tráfego, é melhor demonstrar esses aspectos no seu blog.

    Veja como fazer isso:

    • Experiência: Mostre que você tem vivência em seu assunto. Por exemplo, ao falar sobre um produto, realmente utilize-o. Se estiver recomendando um hotel ou um destino, visite-o.
    • Especialização: Crie conteúdos de alta qualidade e bem detalhados, referenciando estudos, dados ou nomes respeitáveis do setor para respaldar suas afirmações. Destaque suas credenciais na página “Sobre” ou na biografia do autor.
    • Autoridade: Publique consistentemente artigos de qualidade superior para construir sua reputação na área, atrair links e menções, e ser reconhecido pelo seu conhecimento.
    • Confiabilidade: Assegure que seu site seja confiável em termos de segurança, transparência e ética. Por exemplo, declare claramente suas afiliações ou patrocínios, e ofereça formas simples de contato.

    Para mais informações, consulte as diretrizes oficiais do Google.

  4. Otimize Imagens para SEO

    As imagens são elementos essenciais que contribuem para o SEO do seu site. Para garantir que elas ajudem, faça o seguinte:

    • Utilize imagens relevantes que adicionem valor ao conteúdo.
    • Evite usar em excesso fotos de banco de imagens, pois os visitantes tendem a ignorá-las.
    • Dê nomes de arquivos significativos (como “massa-pesto-com-tomates.jpg” em vez de “img-452.jpg”).
    • Utilize formatos de imagem que carreguem rapidamente, como WebP ou Avif.
    • Comprimir as imagens antes de fazer o upload.
    • Salve-as em um tamanho razoável para que o arquivo seja menor e as imagens fiquem nítidas.
    • Inclua texto alternativo e legendas que descrevam a imagem e, possivelmente, incorpore sua palavra-chave.

    Para mais detalhes, consulte o Yoast, que fornece dicas úteis sobre como otimizar suas imagens para mecanismos de busca e usuários.

  5. Publique Conteúdos Com Regularidade

    O conteúdo é o coração do blogging. Embora você provavelmente já saiba que é essencial publicar posts regularmente, o que “regularmente” realmente significa? A Orbit Media recomenda uma frequência de pelo menos uma publicação a cada quinzena para obter bons resultados.

    Entretanto, essa não é uma regra rígida. No final das contas, a frequência ideal depende de suas metas, do tamanho e tipo do seu conteúdo, e do tempo que você consegue dedicar.

    Para estabelecer uma programação que funcione para você:

    • Pergunte à sua audiência.
    • Experimente diferentes frequências de postagens.
    • Encontre um ritmo que consiga manter.
    • Foque na qualidade em vez da quantidade.
  6. Evite Conteúdo Duplicado

    Conteúdo duplicado se refere a páginas que contêm o mesmo ou quase o mesmo material. Isso pode confundir os motores de busca sobre qual de suas páginas deve ser ranqueada para uma palavra-chave específica.

    Aqui estão algumas maneiras de evitar isso:

    • Se for reutilizar conteúdo, adicione uma tag canônica ao original para que os motores de busca saibam qual é o mais representativo do tema.
    • Inclua descrições nas páginas de categorias para diferenciá-las de outras páginas que possam conter os mesmos posts.
    • Desative arquivos irrelevantes, como tags, para reduzir a probabilidade de várias páginas exibirem o mesmo conteúdo.
    • Evite paginar os comentários do blog, já que a paginação cria versões adicionais dos seus posts com o mesmo conteúdo, exceto pela seção de comentários.
    • Utilize ferramentas como Siteliner e Copyscape para identificar conteúdo duplicado e corrigi-lo.

    Temos um artigo inteiro sobre esse assunto, se você deseja se aprofundar mais.

  7. Inclua Links Internos

    Os links internos, ou seja, links para outros conteúdos dentro do seu próprio site, servem a diversos propósitos:

    • Eles permitem que os visitantes descubram mais páginas relevantes e se mantenham engajados.
    • Eles estabelecem relacionamentos entre suas páginas, ajudando os motores de busca a entenderem o contexto e como elas se interconectam.
    • Eles distribuem o valor SEO de links que direcionam para o seu site.

    Portanto, ao criar conteúdo, recomenda-se sempre vincular a páginas e posts relevantes do seu blog. Além disso, utilize um texto âncora claro, que facilite a compreensão do que o visitante encontrará ao clicar.

    Para um guia mais detalhado sobre links internos, confira os posts do Yoast.

  8. Use Um Plugin de SEO

    Os plugins de SEO são ferramentas úteis porque ajudam a otimizar seu blog para aumentar o tráfego orgânico. Eles oferecem controle sobre como seu conteúdo aparece nos resultados de busca e frequentemente implementam melhorias automaticamente.

    Um dos recursos mais importantes desses plugins é a possibilidade de personalizar títulos e descrições SEO para suas páginas.

    Aproveite essa função para cada post e página, garantindo que seus títulos e descrições chamem a atenção dos leitores e não sejam excessivamente longas.

    Além disso, muitos plugins de SEO fornecem análises de conteúdo. Basta inserir a palavra-chave principal da sua página e eles indicarão se você está a utilizando com a frequência certa, nos lugares corretos, e outras sugestões para otimizar a página.

    Plugins de SEO populares para WordPress incluem Yoast, Jetpack, Rank Math e All in One SEO. No WordPress.com, é possível instalar plugins como esses a partir do plano Business.

  9. Adquira Backlinks

    Links para o seu blog a partir de outras fontes, conhecidos como backlinks, são um dos principais sinais que os motores de busca utilizam para determinar onde classificar seu conteúdo. No entanto, não se trata apenas de números; a qualidade dos backlinks faz toda a diferença (por isso, evite comprar backlinks).

    É importante entender que a construção intencional de backlinks não é uma tarefa simples. Aqui estão algumas ideias práticas que você pode experimentar:

    • Crie ativos linkáveis: Produza conteúdos tão bons que as pessoas sintam vontade natural de vinculá-los.
    • Faça divulgação: Entre em contato com influenciadores e blogs em seu nicho e informe-os sobre conteúdos que podem achar úteis.
    • Escreva guest posts: Publique em sites populares que permitam que você insira links para seu próprio site. Isso também amplia sua audiência.
    • Realize entrevistas: Entreviste blogueiros ou líderes do setor. Eles provavelmente criarão links de volta para a entrevista quando for publicada.

    Para mais detalhes, confira nosso artigo sobre backlinks.

  10. Atualize Seus Posts Antigos

    Informações atualizadas são um sinal de conteúdo de qualidade. É por isso que os posts tendem a perder posições nas buscas ao longo do tempo. A solução? Renove seu conteúdo regularmente.

    Aqui estão algumas maneiras de otimizar conteúdos antigos no seu blog:

    • Ajuste os posts para atender melhor à intenção de busca, certificando-se de responder totalmente ao que o leitor procura.
    • Atualize informações para refletir os dados mais recentes.
    • Incorpore novas palavras-chave.
    • Melhore a redação para torná-la ainda mais útil.
    • Adicione novos links, tanto internos quanto externos.
    • Melhore a formatação e a legibilidade.

    O Blogsmith possui um ótimo artigo sobre esse tema.

  11. Assegure que seu Blog Carregue Rapidamente

    A velocidade do site é um fator crucial na experiência do usuário, e de tal forma que o Google a considera um critério de ranqueamento. Portanto, se você deseja ter um bom desempenho nas buscas, certifique-se de que seu blog carregue rapidamente.

    Se você hospeda seu blog no WordPress.com, já está um passo à frente. Servidores otimizados e escaláveis, cache embutido, temas rápidos e uma rede de entrega de conteúdo estão incluídos em todos os planos, garantindo que seu site seja rápido.

    Todavia, existem fatores de velocidade que você também precisa gerenciar, como:

    • Otimização de imagens.
    • Minimizar o número de plugins no site.
    • Reduzir scripts de terceiros.

    Para mais detalhes, confira nosso post sobre como acelerar seu blog.

  12. Adicione Dados Estruturados aos Seus Posts

    Os dados estruturados são o que você vê nos resultados de busca quando o conteúdo exibe imagens, classificações, tempo de preparo e outras informações adicionais, conhecidos como rich snippets.

    Embora a utilização de dados estruturados não faça automaticamente com que seu conteúdo ranqueie mais alto, ela ajuda os motores de busca a entenderem melhor o que seu site contém. É também uma maneira eficaz de aumentar as taxas de cliques, o que é um sinal positivo para os mecanismos de busca, indicando que seu conteúdo é relevante para as intenções de busca dos usuários.

    Os dados estruturados existem para diferentes tipos de conteúdo, desde receitas até avaliações, e podem adicionar recursos distintos ao seu conteúdo. Um exemplo são os cartões de receita estilizados que você costuma ver em posts de blogs de culinária.

    Você pode inseri-los manualmente, mas a maneira mais fácil de implementá-los é utilizando uma das várias soluções de plugin disponíveis para dados estruturados.

    A maioria dos plugins de SEO também inclui opções para designar dados estruturados ao seu conteúdo. Após configurar corretamente a marcação em seu site, utilize o Teste de Resultados Ricos do Google para assegurar que tudo funciona adequadamente.

Aumentando o Tráfego do Blog Através do Email Marketing

O email continua sendo um canal de marketing com um dos maiores retornos sobre investimento (ROI).

Isso faz sentido, já que a maioria das pessoas protege ferozmente seu endereço de email pessoal. Portanto, se elas gostam do seu conteúdo a ponto de compartilhá-lo com você, você já conquistou alguém que provavelmente retornará.

Além disso, sua lista de emails pertence a você. Ela não pode ser retirada e ninguém pode limitar seu alcance, como um algoritmo de redes sociais poderia fazer.

Por isso, construir uma lista de emails que você pode usar para aumentar o tráfego do blog deve ser uma prioridade.

  1. Adicione Opções de Inscrição por Email ao Seu Blog

    O primeiro passo para construir uma audiência de newsletter é equipar seu site com uma forma de as pessoas se inscreverem. No WordPress.com, essa funcionalidade já está disponível.

    Basta ir em Configurações > Newsletter (ou Jetpack > Configurações > Newsletter em planos com plugins) e habilitar as maneiras para as pessoas se inscreverem.

    Você também pode inserir opções de inscrição manualmente com o bloco “Inscrever-se”. Assim que tiver assinantes, você pode enviar novos conteúdos automaticamente a eles.

    O menu de Newsletter permite personalizar a aparência dos seus emails, configurar uma newsletter paga e criar uma mensagem de boas-vindas. Você pode ter um número ilimitado de assinantes, importá-los de outras plataformas, monitorar taxas de abertura e cliques, e muito mais.

    Pronto para começar sua jornada no WordPress.com? Crie seu site aqui.

  2. Incentive seus Assinantes a Compartilharem Seus Posts

    Seus assinantes de email já estão engajados com seu conteúdo, fazendo deles os defensores ideais do seu blog. Você pode aproveitar esse engajamento para aumentar o tráfego do blog pedindo que compartilhem suas postagens, da seguinte forma:

    • Facilite a divulgação: Adicione links que permitam aos assinantes compartilhar seus posts nas redes sociais.
    • Incentive que os assinantes encaminhem seus emails: Utilize uma linguagem amigável, como “Conhece alguém que adoraria isso? Encaminhe para essa pessoa!”
    • Ofereça incentivos: Forneça recursos gratuitos, descontos ou entradas em sorteios para cada compartilhamento.
    • Destaque seus posts mais engajadores ou úteis: Apresente-os em sua newsletter e peça aos leitores que compartilhem suas preferências.

    Cada pequeno esforço conta. Quando você notar que alguém compartilhou, mostre sua gratidão.

  3. Entre em Contato com Outros Blogueiros

    Colaborar com outros blogueiros que já possuem uma audiência estabelecida pode ajudar a impulsionar o tráfego do seu blog. Isso expõe seu conteúdo a um público maior que já se interessa pelo seu nicho.

    Veja como fazer isso:

    • Identifique blogueiros relevantes em seu nicho ou em nichos complementares com newsletters ativas.
    • Crie um bom relacionamento comentando nas postagens deles, compartilhando seus artigos nas redes sociais ou mencionando-os em seu blog.
    • Elabore uma proposta personalizada, mencionando especificamente como seu conteúdo pode agregar valor ao público deles.
    • Destaque benefícios mútuos, como apresentar o trabalho deles em seu blog, promover suas newsletters ou fornecer conteúdos que seus leitores apreciarem.
    • Envie seus posts mais elaborados e valiosos para consideração, que ressoem com o público deles e estejam alinhados com seus padrões.
    • Alternativamente, peça que eles escrevam um post para o seu blog (incluindo um backlink) ou que você os entreviste e peça para compartilhar a entrevista com a audiência deles.

Gerando Tráfego Através das Redes Sociais

As redes sociais são um canal de marketing consolidado e essencial. Aqui estão algumas maneiras de utilizá-las para aumentar o tráfego do seu blog.

  1. Compartilhe Seus Posts Regularmente nas Redes Sociais

    Você provavelmente já conhece a mecânica de compartilhamento nas plataformas sociais. Qualquer plano de promoção de blog deve incluir a publicação regular de seus conteúdos.

    A principal pergunta é: quais plataformas você deve escolher? Isso depende de vários fatores. Por exemplo, se seu conteúdo é altamente visual, como em um blog de viagens, plataformas como Pinterest ou Instagram podem ser boas opções.

    Para conteúdos escritos que você consegue dividir em informações resumidas, LinkedIn e plataformas similares são boas alternativas.

    Uma que merece destaque especial é o Bluesky. É particularmente amigável para blogueiros, pois não restringe links, e permite que você personalize sua conta com um domínio do WordPress.com. Redes mais populares como Facebook e X tendem a manter os usuários em seus próprios sites, dificultando a geração de tráfego.

    Dedique tempo para entender as regras e convenções de cada plataforma, começando com duas ou três no máximo. Sempre há espaço para expansão no futuro.

    Além disso, no WordPress.com, você pode usar o Jetpack Social para compartilhar automaticamente seu conteúdo. Basta ir em Ferramentas > Marketing > Conexões e conectar seu blog às suas contas.

  2. Adicione Botões de Compartilhamento Social ao Seu Blog

    Incluir opções de compartilhamento social em seu conteúdo permite que os visitantes o postem facilmente nas redes sociais. Esse recurso é simples de configurar em seu blog WordPress.com.

    Se você está usando um tema legado, vá em Ferramentas > Marketing > Botões de Compartilhamento. Defina onde os botões devem aparecer e como devem ser exibidos.

    Para temas de blocos, você pode utilizar o bloco “Botões de Compartilhamento”, que permite mostrar botões em qualquer lugar que desejar, podendo personalizá-los conforme sua necessidade.

  3. Crie uma Página de Links na Biografia

    Uma página de links na biografia é onde você concentra links para todas as suas presenças na web e páginas mais importantes.

    É um excelente local para incluir seu blog e direcionar visitantes das redes sociais até lá. Além disso, é fácil de criar, utilizando o w.link, que se integra totalmente ao WordPress.com e é personalizável.

Outras Dicas para Aumentar o Tráfego do Blog

Por fim, aqui estão mais algumas dicas para aumentar o tráfego do blog que não se encaixaram nas outras categorias.

  1. Utilize Análises para Informar Sua Estratégia de Conteúdo

    Ferramentas de análise ajudam a entender o que ressoa com sua audiência. Ao identificar conteúdos que têm bom desempenho, você pode produzir mais do que atrai os seus leitores.

    Você pode conectar seu blog WordPress.com ao Google Analytics e/ou utilizar as Estatísticas do Jetpack.

    Aqui estão algumas formas de usar as informações que eles fornecem:

    • Identifique quais tópicos recebem mais visualizações, curtidas e comentários para criar mais conteúdos sobre temas semelhantes ou expandir sobre subtemas relacionados.
    • Verifique quais termos as pessoas utilizam para encontrar seu blog para revelar o que a audiência está realmente buscando.
    • Veja quais fontes direcionam tráfego para você, para que possa se concentrar nas plataformas que mais trazem visitantes.
    • Olhe para quais formatos (por exemplo, listas, guias, estudos de caso) geram mais engajamento e produza conteúdos similares.
  2. Minimize a Desordem no Design do Seu Blog

    Um design limpo e organizado ajuda os leitores a se concentrarem no seu conteúdo. Designs poluídos podem ser distrativos e prejudicar a experiência do usuário, fazendo você perder visitantes.

    Embora todos os temas do WordPress.com apresentem designs limpos e otimizados, aqui estão mais algumas dicas:

    • Escolha um tema simples.
    • Garanta que haja espaço suficiente entre os elementos.
    • Simplifique a navegação, agrupando páginas ou posts semelhantes sob cabeçalhos claros.
    • Use pop-ups de forma esporádica e estratégica.
  3. Aproveite o Leitor do WordPress.com

    O Leitor permite que usuários do WordPress.com encontrem conteúdo baseado em seus interesses a partir de todos os sites que seguem, incluindo o seu.

    Para aproveitar ao máximo essa ferramenta:

    • Utilize tags e categorias relevantes para aumentar a visibilidade de seus posts.
    • Interaja com outros blogueiros curtindo, comentando e seguindo suas postagens.
    • Publique regularmente para se manter visível para novos leitores.
    • Destaque seus melhor desempenho posts para atrair novos leitores que descobrem seu blog através do Leitor.

    Para mais informações sobre como utilizar o Leitor, consulte a documentação.

Garanta que Seu Blog Tenha o Tráfego que Merece

Mais tráfego significa um alcance maior, um impacto expandido, mais possibilidades e a capacidade aumentada de monetizar seu blog. Se o seu tráfego pode ser melhorado, não entre em pânico – existem muitas ações que você pode tomar para melhorar a situação. Selecione estratégias das listadas acima que mais se alinham com suas metas e habilidades, e comece a construir seu sucesso.

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