O marketing de conteúdo é uma estratégia de captação de clientes por meio de conteúdo atrativo e engajamento de público-alvo, e para isso, é necessário trazer boas soluções aos seus clientes.
Compreendendo o que é o Marketing de Conteúdo a fundo
Agora que você viu a definição de Marketing de Conteúdo iremos aprofundar no assunto, para que compreenda como funciona esta etapa do desenvolvimento web, e como, com algumas dicas, isso pode auxiliar seu negócio.
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias importantes do Inbound Marketing, ou conhecido também como Marketing de Atração.
O processo dessa estratégia visa gerar valor ao seu negócio de forma natural, onde o conteúdo é chamativo e foca na persona, e o processo de compra torna-se orgânico.
Após chegar até seu conteúdo, e compreender que seu nicho o interessa, passará a consumir constantemente seu conteúdo e buscar respostas em suas publicações.
Como surgiu o Marketing de Conteúdo?
A chegada do Marketing de Conteúdo não é recente, podemos determinar que a sua primeira aparição surgiu em 1895, quando John Deere fundou a revista “The Furrow” com artigos para seus clientes. Após, em 1900, a Michelin criou o “Guia Michelin”, um guia turístico que incentivava as pessoas a passearem com seus carros, estimulando a indústria automobilística.
Diversas empresas seguiram a mesma iniciativa, e companhias como a Lego, Shell, Marvel e Nestlé adotam o Marketing de Conteúdo como uma estratégia poucos anos depois.
Chegando em 2010, o conteúdo já era uma estratégia importante no mercado digital mundial, onde 25% dos orçamentos de empresas eram investidos em publicidades nos EUA, e 88% das marcas já adotavam o Marketing de Conteúdo como uma iniciativa.
Quais são as estratégias do Marketing de Conteúdo?
Essa estratégia visa colocar as idéias no papel e levantar todas as dificuldades antes de agir, e é dividida em 5 etapas principais:
- Planejamento: trata-se da etapa inicial do desenvolvimento, onde o plano deve deixar claro quais pessoas são responsáveis pelas tarefas e como a meta será atingida neste processo.
- Elaboração da Persona: desenvolver uma persona é parte importante no desenvolvimento de seu conteúdo, e a partir dessa criação, seus conteúdos passam a fazer sentido, uma vez que você sabe como direcioná-los.
- Criação de Conteúdo: os conteúdos podem ser desenvolvidos de diversas formas, desde que ornem com seu público (ex: blog post, ebooks, vídeos, etc.)
- Divulgação: além da criação de seu conteúdo é necessário divulgá-los em canais que a persona se encontra, como redes sociais e email.
- Resultados: para ter certeza de que suas ações estão trazendo os devidos resultados é preciso analisar os resultados visando tráfego, interação social, networking e SEO.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
Se você ainda está se propondo a analisar os benefícios do Marketing de Conteúdo, nós iremos te mostrar outros pontos que podem te auxiliar nesta decisão:
Aumenta o tráfego de seu site
Você sabia que, segundo a Content Trends, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar/orientar. Ou seja, seu site deve ser a porta de entrada para novos clientes e novas visualizações.
Produzir conteúdo atrativo é uma das melhores formas de colocar seu site na página principal do Google, onde será completamente atrativo á novas buscas e visualizações.
Educa o mercado
Na maioria das vezes seu público-alvo não entende bem o nicho em que você está envolvido, sobre quais produtos você trata, e etc., e neste caso, não desanime, permaneça produzindo conteúdo que responde às dúvidas da sua persona e os ensine como lidar com seu poder de compra, e que escolham a sua empresa.
Se o seu conteúdo realmente tiver qualidade e seguir nossas dicas, você vai quebrar as objeções e aumentar a satisfação de seus leitores/clientes, pois eles chegarão à compra com total consciência do seu produto e como utilizá-lo.
Gera vendas
Tá, mas você deve estar se perguntando de que forma isso te trará vendas, e nós vamos te explicar, afinal, esse é o objetivo final do Inbound Marketing.
Aumentar o número de suas vendas, significa focar seu conteúdo para guiar os leads durante todo processo de compras e deixá-los prontos para sua decisão.
Então, quanto mais conteúdo de qualidade, maiores serão as possibilidades de geração de leads dentro de seu funil.
E nós, da TrinityWeb, com nossos anos de qualidade e profissionalismo conseguimos gerar ao seu site e ao seu conteúdo maior rentabilidade e lead. Conseguimos com foco em todo o processo trazer aquilo que seu conteúdo está pedindo.