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Quando pensamos em alguma marca específica, inclusive nossas favoritas, as primeiras coisas que nos vem à mente são: seu nome, seu logotipo, o que esta marca oferece, etc. Porém, ao mesmo tempo temos sentimentos e sensações, que podem ser positivas ou negativas. 

E é assim que o Branding funciona, afinal, ele é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, e tem o objetivo de torná-la mais desejada e positiva quando chega à mente das pessoas. 

Mas vamos entender melhor como isso funciona fazendo a imersão sobre o assunto de forma clara, nos acompanhe!

O que é Branding?

Começamos dividindo a palavra, onde Brand em inglês significa “marca”, e branding podemos entender como “marcar”. Assim, branding é tudo aquilo feito por uma marca que tem o objetivo de construir e transmitir seus valores e conceitos, marcando seus clientes com sensações. 

Tudo aquilo que uma empresa faz, desde o design e criação de sua logo, ou mesmo a descrição de uma foto postada nas redes sociais, auxilia para montar a imagem que será transmitida ao consumidor, e será aquilo que será visualizado em sua mente.

Além disso, o branding tem o objetivo de influenciar de certa forma o comportamento de seus consumidores, e mostrar para o público por que a marca importa em suas vidas, ou até mesmo na sociedade. 

Esse encanto pode ocorrer pela identificação do cliente com os valores da marca, com as ações praticadas pela marca em prol da sociedade, da prestação de um serviço de qualidade, do contato humano e focado, do respeito à diversidade e inclusão, entre outros. 

O branding e a garantia que seu negócio irá crescer de uma forma mais inteligente e duradoura, voltado a como sua marca quer ser notada. 

branding

Qual a importância do Branding?

O branding atribui valores aos produtos e serviços de sua marca, isso porque a marca que executa de forma correta o processo do branding, consegue criar uma conexão bem maior com seu público. 

Através do marketing, uma marca consegue mostrar sua história e seus valores naquilo que faz, seja em seus produtos ou serviços. Diariamente seus concorrentes tentam demonstrar seu diferencial, e é com o branding que a sua marca vai cativar. 

E vamos te mostrar a seguir alguns pontos que determinam a posição do branding em sua marca: 

  1. Atração de novos clientes 

Uma marca que já tem seu nome definido e valor, com toda certeza atrai automaticamente novos clientes, por já ter seu público e indicações. E você deve se questionar como fazer essa mesma “fama” ocorrer no seu negócio, e vamos fazer isso, colocando em prática o branding. 

Você criar um público fiel ao seu conteúdo envolve história, então, conte aos seus leitores como tudo começou, ou deixe nítido em sua marca que cada detalhe foi devidamente pensado. O cuidado remete à uma experiência mais positiva. Deixaremos uma dica de como você pode atrair seus clientes, com baixo custo.

Uma outra forma é fidelizar antigos e novos clientes, então demonstre preocupação com o cliente ao fazer sua pré venda e no pós, pensando até mesmo em uma pesquisa de qualidade para auxiliar em seu nicho. 

  1. Reconhecimento

Uma das melhores e principais estratégias do branding é o reconhecimento fundamental no mercado atual, onde a concorrência é tão forte, e os consumidores estão cada vez mais exigentes com seus produtos. 

O branding tem uma devida função em cada detalhe, e aqui ele auxilia também. Os negócios buscando constantemente reconhecimento, esquecem de colocar seus valores nos produtos. Os valores contidos em todos os pontos importantes de uma marca faz com que as pessoas se identifiquem com ela e se tornem defensores dessa marca. 

  1. Aumenta o valor de sua empresa

No branding há uma ligação que vai além de somente com os clientes, mas também nos remete a potenciais investimentos. Quanto mais reconhecimento uma marca ou produto adquire, maior vai ser sua credibilidade e visualização de mercado, transmitindo a confiança que futuros investidores buscam no mercado. 

Sendo assim, o valor conquistado vai ser seu grande diferencial. Isso porque, os consumidores priorizam o valor e a qualidade, dando preferência ao seu produto, pois se identificam com o seu negócio. 

Como inserir o Branding no meu negócio? 

Agora que você já compreendeu como funciona o branding de uma forma geral, e qual sua importância, podemos começar a analisar como incluí-lo em seu negócio. 

  1. Monte sua persona

Em nosso blog nós já te listamos e explicamos exatamente como a persona e sua definição podem mudar o seu negócio. Definir um público alvo deve ser o primeiro passo de suas estratégias.  

Você, com as personas, precisa alinhar como atrair as pessoas certas, que estejam alinhadas com o seu negócio ou produto. 

  1. Entenda o seu diferencial

Este é o momento de entender qual o seu diferencial e o que te destaca de seus concorrentes. A experiência do consumidor tem uma forte decisão neste ponto, onde se identificar com a marca tem um peso muito grande. 

É necessário que os consumidores entendam seus valores, e criem um certo apego à marca. Para garantir isso, você pode investir em ações que auxiliem nessa experiência, e aqui, selecionamos para você uma ajudinha que pode tirar suas dúvidas quanto às ações nesse momento. 

Mas algo que podemos sinalizar é que muitas vezes um pós vendas de qualidade, lembrando de pequenos detalhes como aniversários, brindes aos clientes, sorteios de produtos e ações que façam o cliente ver que sua organização tem um propósito. 

  1. Crie uma identidade visual

Neste momento, seu negócio poderá ser lembrado por muitos detalhes, mas um importante é a identidade visual. 

Faça investimentos em uma identidade visual de qualidade, que abranja as cores, o design, e coisas que tragam sensações nesse cliente, voltadas a você. Sua logotipo, seu site, seu blog, e até mesmo a sacolinha de seu produto devem ter uma ligação, tornando assim o seu marketing mais efetivo e visual. 

  1. Defina seus valores

E por último, mas não menos importante, é definir o posicionamento da marca no mercado. O que sua empresa defende? Em que ela acredita? De onde ela surgiu?

Analise causas que você apoia e faça isso de alguma forma ter conexão com o seu negócio, até porque, as causas que você apoia dizem muito sobre você e seu produto. 

Por exemplo, marcas que apoiam causas ambientais, e tem isso em sua identidade visual com materiais sustentáveis, alguns detalhes no ambiente físico da marca como painel de luz solar, reaproveitamento de água, entre outros. 

Este tipo de empresa será lembrada por suas ações ecológicas e ambientais, trazendo a consumidores que têm esse mesmo valor, a identidade visual da marca diretamente em suas mentes.  

E agora que as estratégias do Branding estão mais claras pra você, e que você já pode complementar isso em seu planejamento. Nós da TrinityWeb podemos te auxiliar com suas estratégias, visto que estamos há 3 anos no mercado auxiliando diversas marcas. 

Conte conosco! 

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